O roubo, que ocorreu após a tentativa de distribuição de tokens OP por meio de airdrop não ter sido bem-sucedida, causou uma queda vertiginosa no preço do token.
Optimism, uma solução de escalabilidade para Ethereum (ETH), anunciou hoje que ladrões fugiram com tokens de governança OP avaliados em US$ 15 milhões.
A organização tinha toda a intenção de enviar os fundos para a Wintermute, uma formadora de mercado para criptomoedas; no entanto, eles acabaram nas mãos erradas, já que o próprio Wintermute forneceu o endereço blockchain errado para a equipe do Optimism.
Evgeny Gaevoy, CEO da Wintermute, pediu desculpas e assumiu a autoria do furto em comunicado divulgado ontem (8). Ele disse: “Cometemos um erro grave.”
As últimas semanas foram desafiadoras para o Optimism, pois a empresa não conseguiu lançar com sucesso seus tokens OP, o que resultou em uma queda de preço para o token nas horas seguintes. As informações mais recentes do CoinMarketCap indicam que o preço caiu mais 20 % em resposta às notícias de hoje.
O que aconteceu
A equipe da Optimism revelou em um post publicado ontem (8) que, há duas semanas, entregou 20 milhões de tokens OP para Wintermute em preparação para o tão esperado lançamento aéreo do token.
As verbas originaram-se do Partner Fund que é administrado pela Optimism Foundation. Gaevoy afirmou que o dinheiro, que era um empréstimo, seria usado para “dar liquidez ao token OP quando ele for listado em bolsas controladas”. Esse objetivo seria alcançado listando o token OP em mercados centralizados.
O bandido aproveitou a oportunidade apresentada quando Wintermute deu ao Optimism o endereço incorreto de sua carteira. O dinheiro deveria ter sido entregue em uma carteira multi-assinatura controlada pela equipe Wintermute, mas o endereço fornecido pelo formador de mercado veio de uma carteira Ethereum em vez de um endereço do Optimism.
De acordo com Gaevoy, quando Wintermute reconheceu o que havia acontecido, tentou recuperar o dinheiro, mas o criminoso foi mais rápido: ele colocou os 20 milhões de tokens OP em uma nova carteira. Gaevoy indicou que Wintermute fez essa tentativa.
O vigarista retirou um milhão de tokens, trocou-os por Ethereum (ETH) e depois enviou o ETH para um endereço desconhecido escondido atrás do Tornado Cash. Tornado Cash é uma plataforma que permite aos usuários enviar e receber pagamentos enquanto oculta as transações.
O culpado ainda tem sua carteira com ele, que contém os 19 milhões restantes. Enquanto eles ainda estiverem lá, ele terá a oportunidade de votar nas mudanças propostas pelo Optimism para a governança comunitária.
De acordo com o que Gaevoy afirmou em sua declaração: “Ainda não sabemos por que ele não liquidou todos os tokens de uma só vez”. “Há um fragmento de evidência que sugere que ele pode ser um “bom” hacker… No entanto, por enquanto, vamos proceder na suposição de que essa não é a situação”.
O que é Optimism
Optimism é uma chain secundário que processa, organiza e entrega transações de volta ao Ethereum. É uma cadeia de camada 2 da criptomoeda Ethereum. As transações são processadas rapidamente e as taxas são reduzidas; como resultado, a escalabilidade da rede de nível 1 é aprimorada.
De acordo com DefiLlama, o protocolo, que tem mais de 350 milhões de dólares em valor total bloqueado (TVL), ganhou as manchetes há um mês, quando revelou que iniciaria uma mudança há muito esperada para a governança da comunidade. Essa mudança já era esperada há algum tempo.
Como um componente da entrega, o Optimism pretendia distribuir gratuitamente o token OP recém-criado por meio de um airdrop para os participantes da comunidade Ethereum.
Próximos passos
Quando a Optimism percebeu seu erro, eles imediatamente despacharam mais 20 milhões de tokens OP para Wintermute. Desta vez, Wintermute foi obrigado a fornecer garantias no valor de US$ 50 milhões USDC.
Tanto a decisão da Optimism de continuar trabalhando com o Wintermute quanto sua decisão de falar sobre o ataque quase duas semanas depois que ocorreu foram recebidas com críticas de certos membros da comunidade de criptomoedas.
A Optimism afirmou que a comunidade terá a responsabilidade de escolher o que fazer com o dinheiro roubado. Existe a possibilidade de que o dinheiro possa ser recuperado se a corrente passar por um “hard fork”.
A Wintermute afirmou que está de olho no paradeiro do dinheiro e “comprará o OP toda vez que o criminoso vender” para limitar a quantidade de danos causados ao protocolo.