Petrobras (PETR4) e PetroRio (PRIO3) estão avançando nas negociações para Albacora Leste

Petrobras (PETR4) e PetroRio (PRIO3) estão avançando nas negociações para Albacora Leste

Tanto a PetroRio quanto a Petrobras se recusaram a comentar o assunto neste momento.

Foi apurado que a PetroRio (PRIO3) está perto de chegar a um acordo sobre os termos da compra do campo Albacora Leste da Petrobras, segundo duas fontes com conhecimento da situação. No entanto, as negociações sobre o campo vizinho de Albacora estão se tornando mais complicado.

Desde novembro, a Petrobras (PETR3 e PETR4) está em negociação de licitação com a PetroRio para a venda das duas propriedades. É possível que este seja um dos últimos grandes investimentos feitos antes das eleições presidenciais de outubro. Também seria um divisor de águas para a empresa PetroRio, que tem sede no Rio de Janeiro.

Tanto a PetroRio quanto a Petrobras se recusaram a comentar o assunto neste momento.

De acordo com documentos divulgados pela Petrobras quando a empresa anunciou o início do processo de venda em 2020, o campo de Albacora produziu 43 mil de barris de óleo equivalente por dia (boepd). Albacora Leste produzia 34 mil de barris por dia na época.

Segundo a empresa, a PetroRio produzirá cerca de 31.600 boepd até 2021. Consequentemente, um acordo para um ou ambos os campos pode dobrar ou triplicar a produção da empresa. A petroleira brasileira, Petrobras, disse publicamente que recebeu ofertas para os campos que totalizam mais de 4 bilhões de dólares.

Segundo as fontes, os dois lados podem chegar a um acordo sobre os termos de Albacora Leste já em abril. As fontes solicitaram anonimato para discutir o processo de venda confidencial.

Novas informações fornecidas pela Petrobras em dezembro, indicando que o acampamento dispunha de mais recursos do que havia sido estimado anteriormente, complicaram as negociações para a vizinha Albacora, segundo as fontes envolvidas.

Segundo as fontes, entre as soluções consideradas para Albacora estão os “earnouts”, que são acordos de pagamento futuro com a PetroRio que dependem do desempenho financeiro do campo, além de um aumento limitado no valor da terra.

Uma das fontes, que está diretamente envolvida nas negociações, afirmou que as duas partes estavam discutindo um aumento do valor na faixa de 10 % a 15 %, apesar de as duas partes não terem chegado a um acordo e que qualquer número poderia estar sujeito a alterações enquanto as negociações ainda estivessem em andamento.

Após a conclusão de Albacora Leste, é possível que seja alcançado um acordo sobre Albacora. No entanto, segundo a mesma fonte, a PetroRio ainda está bastante interessada nos dois campos de exploração.