Como o blockchain pode ser usado para criar um novo motor econômico?

Como o blockchain pode ser usado para criar um novo motor econômico?

Blockchain não tem período de inatividade, nem bifurcação, uma finalidade que foi alcançada e uma comunidade ativa de desenvolvedores. *W. Sean Ford é o autor desta peça.

Embora a indústria de blockchain pareça ser única, nova e acelerada, o padrão de evolução de novas indústrias ao longo do tempo é enigmaticamente consistente. Tenha em mente a corrida do ouro na Califórnia, o boom mundial do petróleo e a introdução da internet.

Cada uma dessas crises econômicas seguiu um padrão idêntico ao anterior. A primeira é uma mudança na direção da especulação especulativa em direção à substância. As indústrias que sobreviveram começaram com a promessa de riqueza, baseada no investimento especulativo nesses novos mundos, que foi auxiliado pelo marketing, que enfatizava repetidamente a importância dessa promessa. Tudo isso é feito para construir seguidores leais e aumentar a adoção.

A mudança na demografia é o segundo fator que contribui para a desaceleração econômica. Com o tempo, as características daqueles que começam no início mudam, e outros tipos de indivíduos, organizações e empresas passam a ser reconhecidos como membros legítimos da sociedade. Em seguida, os recém-chegados exercem pressão sobre o estabelecimento para fornecer os recursos necessários para o desenvolvimento bem-sucedido dessas novas indústrias.

O terceiro fator a ser considerado é que o valor criado nessas novas indústrias frequentemente aumenta depois que o valor da indústria subjacente diminui. É a segunda geração de integrantes que começa a construir negócios genuínos sobre bases sólidas, que servem de catalisador para o crescimento de longo prazo.

A indústria de blockchain está mudando seu foco da tecnologia para a substância. A compreensão subjacente do que é possível tornou-se significativamente mais clara. Vimos várias instâncias de seu uso. A demografia é diferente. O capital institucional está entrando no setor. Você está ciente de que está se aproximando de um ponto no tempo em que há uso potencial ou real de blockchain por dezenas de milhares de pessoas que não necessariamente sabem que estão usando blockchain.

A boa notícia para o blockchain é que um número crescente de pessoas está interessado em aprender mais sobre a tecnologia e aprender como criar valor de maneira significativa. Quanto mais sofisticado o participante, maior a demanda por seus serviços no setor. Os modelos tradicionais de cálculo do valor no nosso espaço não são facilmente transferíveis para o contexto em que foram utilizados no passado, por razões óbvias.

Como criamos valor de longo prazo em um setor notoriamente focado em ganhos de curto prazo? E como isso seria possível?

Não há uma definição precisa para o termo “valor durável”. Como resultado disso, modifiquei um conceito desenvolvido por Michael Porter, autor de vários livros sobre vantagem competitiva e estratégia, que enfatiza a importância de tomar decisões econômicas de longo prazo. Segundo ele, as características fundamentais da criação de valor permanecem constantes, independentemente do avanço tecnológico ou da velocidade com que a mudança ocorre. Se usarmos esse pensamento agora, todo o entusiasmo em torno da volatilidade do blockchain e do mercado de criptomoedas se torna irrelevante para a essência de valor. O que mais importa é o que essa tecnologia possibilita: valor real e sustentabilidade a longo prazo.

Nosso foco no desenvolvimento de longo prazo tem sido um dos princípios do nosso pensamento sobre a criação de valor na Algorand desde o início do processo (ALGO). Quando começamos a empresa, em 2019, tive dificuldade em explicar o que estávamos tentando realizar com nossos esforços. A melhor descrição que encontrei foi que estávamos desenvolvendo um novo tipo de motor econômico, semelhante a uma economia nacional ou nacional, na qual qualquer tipo de valor, dado ou registro mutável poderia ser criado e comercializado em escala global.

Quais são as qualidades desejadas em um sistema econômico tradicional?

1) Infraestrutura de alta qualidade é essencial. Uma capacidade de negociação de valor em um ambiente seguro é fornecida por estradas, pontes, encanamento, banda larga e outras estruturas.

2) Disponibilidade de instalações para a realização de negócios. Quais são os obstáculos que impedem a grande maioria das pessoas de participar da sua economia? Entre as dificuldades de iniciar um negócio estão impostos, tarifas e as leis de imigração de um determinado país. Esses tipos de perguntas levam a barreiras.

3) Acesso a oportunidades educacionais. Criar um ambiente onde as pessoas possam acessar facilmente as informações e entender como iniciar um negócio é o que você precisa fazer para ter sucesso. Isso se torna o foco da inovação na economia do país. Se este acesso não estiver disponível, o processo será interrompido.

4) A capacidade de resistir à adversidade. Por exemplo, grandes fabricantes de automóveis estão se preparando para a produção de veículos elétricos. Escusado será dizer que a atividade econômica está no centro disto.

Simplificando, a taxa de inovação é determinada pela combinação de todos esses atributos trabalhando juntos em um ambiente colaborativo. O Cingapura, por exemplo, há mais de 50 anos investe fortemente em educação, tecnologia, práticas comerciais favoráveis ​​e simplifica o processo de condução dos negócios. Uma estatística de 50 anos mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país era inferior a US$ 1 mil. Atualmente, está avaliado em cerca de US$ 60 mil.

A questão é: qual é a variável mais significativa em termos de desempenho de um país para outro? Existe uma quantidade significativa de fricção em cada uma dessas áreas? Mais fricção resulta em um ritmo de trabalho mais lento e menos eficácia no local de trabalho quando essas quatro características são combinadas. Considere a possibilidade de criar uma economia de soma zero. E se você conseguisse isso removendo o fricção?

O cenário financeiro do futuro será construído em cima de uma blockchain que não terá períodos de inatividade ou bifurcação e terá um objetivo único e inequívoco. Uma forte comunidade de desenvolvedores ativos, bem como um número crescente de usuários e casos de uso, serão necessários para que isso seja bem-sucedido. Um blockchain também precisaria ser desenvolvido com o objetivo de garantir a viabilidade a longo prazo.

Os vencedores mais significativos neste espaço serão aqueles que procuram eliminar o fricção a qualquer custo, concentrando-se no desenvolvimento de valor a longo prazo.

Qual é o próximo passo para a indústria de tecnologia blockchain? A melhor coisa que podemos fazer é tentar estabelecer indicadores econômicos robustos que sejam medidos e aplicados de forma consistente em todos os protocolos baseados na web, o que seria o ideal. Descobriremos as medidas e métricas apropriadas para demonstrar quais projetos são de valor real e para garantir que os principais vencedores alcancem sucesso e progresso rápido em seus empreendimentos.

As blockchains continuarão a inovar, construir e criar um novo tipo de mecanismo que impulsionará a economia com valor de longo prazo na infraestrutura tecnológica mais avançada do planeta. No final do dia, é isso que importa.

*W. Sean Ford é o Diretor de Operações da Algorand, uma plataforma blockchain que está impulsionando a economia da criação e uma série de projetos que estão reunindo instituições financeiras tradicionais e descentralizadas.