Em geral, as criptomoedas aumentaram 3,2 % nas últimas 24 horas.
Por causa do conflito na Ucrânia e do aumento das taxas de juros nos Estados Unidos, um rali nas criptomoedas alternativas ao Bitcoin (BTC), conhecidas como altcoins, elevou a capitalização total de mercado acima da marca de US$ 2 trilhões pela primeira vez este ano. Esse é o nível mais alto desde o início deste ano, antes do colapso do mercado.
Cardano (ADA) lidera atualmente os ganhos entre as principais criptomoedas, com um ganho de cerca de 7 % nas últimas 24 horas. O Polkadot (DOT) caiu 6,5 %, enquanto o XRP (XRP), da Ripple, e o Solana (SOL) subiram 5 %.
“Altcoins têm uma correlação muito forte com o bitcoin”, explicou Egor Volotkovich, diretor da plataforma EVODeFi para agricultura de alto rendimento. “Com a aceleração do crescimento da criptomoeda, é compreensível por que essas moedas alternativas também estão sendo negociadas positivamente hoje”.
A alta do valor do Bitcoin ocorreu mesmo quando o chefe do Federal Reserve, Jerome Powell, manifestou preocupação com o aumento da inflação e disse que o banco central dos Estados Unidos pode estar preparado para aumentar as taxas de juros de forma mais agressiva.
Conforme explicado por Marcus Sotiriou, analista da exchange de criptomoedas GlobalBlock, “um aumento nas taxas de juros mais agressivo aumenta a probabilidade de uma recessão, pois desacelera o ritmo de crescimento econômico”. “Na minha opinião, eles não vão aumentar as taxas de juros em mais de 25 pontos base até pelo menos setembro, devido ao fato de que o Federal Reserve fará todo o possível para evitar uma recessão.”
A criptomoeda Ethereum (ETH) subiu e manteve sua posição acima de US$ 3.000 na madrugada de hoje, em resposta ao penúltimo teste antes da implementação de uma atualização do mecanismo de comprovação de participação, conhecido como staking.
É o ato de colocar tokens em um contrato inteligente para validar transações na rede. Também é conhecido como estaqueamento. A comunidade Ethereum bloqueou mais de 10 milhões de dólares em ETH no contrato de depósito Eth 2.0, retirando as moedas de circulação e reduzindo a quantidade de moedas disponíveis para compra, elevando o preço da criptomoeda.
À medida que a blockchain Ethereum se prepara para se fundir com a blockchain Beacon, “a empolgação está crescendo mais uma vez”, de acordo com Will Hamilton, diretor administrativo da Trovio Capital Management. “A empolgação está crescendo mais uma vez à medida que o blockchain Ethereum se prepara para se fundir com o Beaconblockchain, completando a transição do protocolo para um mecanismo de consenso Proof of Stake com alta eficiência energética”, acrescentou.
De acordo com ele, “a redução da sua emissão será conjugada com a continuação do mecanismo de queima de Ethereum, que foi introduzido com [a atualização] do EIP-1559 que é um mecanismo que destrói o Ethereum em correlação direta com a taxa base de cada transação na rede.”
“[Isso] terá um impacto significativo na dinâmica da oferta do Ethereum, com o resultado de que todas as emissões da criptomoeda podem se tornar deflacionárias, potencialmente atuando como um catalisador para o aumento do preço da criptomoeda durante o segundo trimestre de 2022”, Hamilton disse.