No início do dia, o deputado havia declarado que o projeto estava “além do radar” da Câmara dos Deputados.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), explicou nesta quinta-feira que a proposta de criação de um fundo para compensar os aumentos do preço da gasolina e do diesel ainda está em análise pelos membros da câmara, mas que não será votado “da noite para a manhã”.
No início do dia, o deputado havia declarado que o projeto estava “além do radar” da Câmara dos Deputados.
Na quinta-feira, ele disse que quando o termo “radar” é usado, ele se refere a uma votação no plenário que ocorrerá nesta semana ou na semana seguinte. Além disso, ele argumenta que, por se tratar de um assunto mais “conceitual”, será necessário mais tempo para discussão.
“É um projeto estrutural e não será votado do dia para a noite”, disse o presidente da Câmara dos Deputados a repórteres.
Quanto aos possíveis subsídios aos combustíveis na sequência do aumento dos preços do petróleo e dos efeitos da guerra na Ucrânia, Lira afirmou que existem vários pontos de vista concorrentes, por um lado defendendo mais subsídios gerais que cubram todos os produtos, e por outro lado defendendo subsídios mais segmentados ou específicos por categoria.
Ele ressaltou, no entanto, que a palavra final vem do Executivo, que vai avaliar as implicações de qualquer legislação proposta.