Além dos ETFs futuros de Bitcoin, um possível fundo negociado em bolsa (ETF) físico de Bitcoin pode estar no horizonte.
De acordo com dados fornecidos pela Skew, empresa especializada na análise de derivativos de criptomoedas, o prêmio anualizado de três meses sobre os futuros de Bitcoin (BTC) listados na Chicago Mercantile Exchange (CME) aumentou para 4,8 % na quinta-feira (24), atingindo seu nível mais alto desde 4 de janeiro.
A Arcane Research publicou uma nota semanal de pesquisa sobre bitcoin na terça-feira (22), afirmando que “isso pode ser causado por investidores institucionais que estão excessivamente otimistas com o movimento contínuo de ETFs de bitcoin (fundos negociados em bolsa) no mercado de ações, resultando em aumento da pressão para comprar futuros de bitcoin mais datados”.
A Securities and Exchange Commission (SEC, também conhecida como Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) aprovou o ETF ProShares Bitcoin Strategy ETF (BITO), bem como uma série de outros ETFs que investem em futuros de bitcoin que foram listados na CME em afinal do ano passado.
A quantidade total de bitcoins mantidos no ETF ProShares, que é negociado na Bolsa de Valores de Nova York sob o código BITO, subiu para um recorde de 28.000 bitcoins nesta segunda-feira (21).
O valor dos prêmios nos mercados offshore também aumentou, o que é um sinal positivo para o sentimento geral do mercado. Como resultado, os futuros ainda estão atraindo menos de 10 % do total de prêmios, indicando que a alavancagem ainda é baixa e que o recente aumento do preço do ouro pode ter sido desencadeado pelo spot.
ETFs de Bitcoin “físico” podem receber aprovações nos EUA em 2023
Não foi apenas o otimismo em torno dos fundos negociados em bolsa de futuros de Bitcoin (ETFs) que moveu o mercado de criptomoedas esta semana. Além disso, uma informação compartilhada com os clientes pelos analistas James Seyffart e Eric Balchunas, da Bloomberg Intelligence, incentivou ainda mais os investidores.
Conforme declarado no comunicado, a SEC pode conceder aprovação aos ETFs de Bitcoin (BTC), também conhecidos como ETFs “fisico” de Bitcoin, que foram rejeitados pela SEC até agora. A aprovação pode ser concedida pela SEC já em 2023.
De acordo com os reclamantes, uma proposta de mudança na política da SEC, que permitiria ao regulador redefinir como as exchanges de criptomoedas são tratadas, é a força motriz por trás da possível aprovação.
De acordo com Seyffart e Balchunas, “expandir a definição de uma exchange poderia eliminar a principal objeção da Securities and Exchange Commission (SEC) a esses produtos, colocando as plataformas de exchange de criptomoedas sob a supervisão da SEC”.
“Uma vez que as exchanges de criptomoedas estejam em conformidade, a principal razão para a negação da SEC dos ETFs de Bitcoin no mercado à vista não será mais válida, potencialmente abrindo a porta para aprovação”, concluíram os autores.
Prevê-se que a transição seja concluída em algum momento entre novembro deste ano e maio de 2023, segundo os dois analistas.
Enquanto isso, a SEC continua negando ou adiando a revisão de todos os pedidos de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin dos Estados Unidos que foram enviados à agência, citando preocupações sobre a proteção do investidor.