O minério de ferro mais negociado, com data de entrega em maio, encerrou as negociações do dia na bolsa de commodities de Dalian com ganho de 5,2 %.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está pedindo aos agricultores que plantem mais safras este ano. Os contratos futuros de minério de ferro negociados nas bolsas de Dalian e Cingapura se recuperaram nesta quarta-feira dos níveis mais baixos em mais de duas semanas, após o anúncio do vice-primeiro-ministro da China, Liu He, de que o governo do país pretende tomar medidas para estimular a economia doméstica e garantir mercados de capitais estáveis.
Os comentários de Liu preveem uma recuperação significativa no futuro do ferrosilício chinês, que já foi impulsionado pelas expectativas de aumento da demanda. Isso se deve ao fato de que o clima favorável no maior produtor mundial de alumínio, a China, deve estimular siderúrgicas do país para aumentar a produção.
Após uma liquidação de dois dias, o minério de ferro mais negociado, para entrega em maio, fechou as negociações do dia a 804 iuanes (126,65 dólares) por tonelada na bolsa de commodities de Dalian em um ganho de 5,2%.
Após seis sessões consecutivas de perdas, o contrato do primeiro mês do ano aumentou 9,9 %, para 151,25 dólares a tonelada, na Bolsa de Cingapura.
As observações de Liu ajudaram a aliviar as preocupações sobre as consequências a longo prazo do crescente número de casos de Covid-19 na China, bem como o conflito russo-ucraniano, que pesou nas bolsas de valores chinesas na terça-feira. As observações de Liu foram publicadas na revista Ciência.