Segundo o presidente,” não tenho autoridade sobre a Petrobras, nem tenho influência sobre ela”, mas “o que o povo pode fazer, o povo faz”, segundo os apoiadores do presidente.
Em meio às crescentes tensões entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e a liderança da Petrobras (PETR3;PETR4), que anunciou na semana passada redução significativa no preço dos derivados de petróleo sem consultar o governo, o chefe do Executivo reitera nessa quarta-feira, 16, que o governo não pretende intervir na situação.
O presidente Michel Temer dirigiu-se aos apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, dizendo: “Não tenho autoridade sobre a Petrobras e não tenho influência sobre ela”. “Tudo o que as pessoas podem fazer, as pessoas fazem”, disse Temer.
Além disso, Bolsonaro reiterou suas críticas à Petrobras e comparou a recente alta do preço da gasolina à corrupção e ao desentendimento da estatal em gestões anteriores – desta vez, porém, sem mencionar a recente alta do preço do petróleo no mercado internacional ou a imposição de impostos estaduais sobre produtos petrolíferos.
Caso a Petrobras não sofra mais perdas, por que o preço da gasolina não caiu? O público em geral é responsável pelo pagamento de R$ 900 bilhões em endividamento. O pagamento do ano anterior totalizou R$ 100 bilhões. Quem foi o pagador? Vocês. Qual é a origem desse dinheiro? Por falta de investimento na exploração de petróleo, vocês estão vendendo produtos da Petrobras. Isso se deve ao aumento do preço da gasolina, bem como à falta de investimento na exploração de petróleo. “Tenho minhas críticas à Petrobras, mas não é o que eu gostaria”, disse o presidente em discurso a apoiadores.
Bolsonaro tentou justificar o aumento do custo da energia elétrica para seus apoiadores. “Tive que aumentar a quantidade porque não estava engasgando.” “A energia térmica é significativamente mais cara”, disse o chefe do Executivo, que passou a defender a resposta do governo à crise. “Se não tivéssemos garantido os serviços das companhias elétricas no momento adequado, teríamos que cancelar o evento.”
Segundo o presidente, os níveis dos reservatórios estão num patamar “muito elevado”, indicando que a situação está melhorando significativamente.
Ele também disse que fará uma tradicional transmissão ao vivo nas redes sociais na próxima quinta-feira com os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Tereza Cristina (Economia) (Agricultura).
“Os ministros mais importantes”, apesar de dois declarantes do ministro da Economia, Paulo Guedes, que foi um dos principais apoiadores da reeleição em 2018 ter sido rotulado como “Posto Ipiranga” em questões econômicas pelo financeiro indústria.