Segundo o diplomata ucraniano Mykhailo Podoliyak, uma nova rodada de negociações será realizada nas próximas semanas.
As delegações da Rússia e da Ucrânia iniciaram uma nova rodada de negociações nesta terça-feira (15), segundo o principal porta-voz diplomático da Ucrânia, Mykhailo Podoliyak. O objetivo é alcançar um cessar-fogo no conflito em curso.
Segundo um negociador ucraniano, o encontro com os russos será retomado nesta quarta-feira (16). ” Vamos continuar de onde paramos amanhã. Um processo de negociação muito difícil está em andamento. Existem desvios fundamentais da norma. “No entanto, definitivamente há espaço para concessões”, escreveu Podoliyak em sua conta no Twitter. “Ao final do período interino, continuaremos trabalhando em subgrupos”, explicou.
De acordo com um relatório da agência de notícias Bloomberg, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o governo ucraniano não leva a sério a busca de uma solução mutuamente aceitável para encerrar a guerra.
No entanto, o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, admitiu que o país não poderá aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar cuja expansão para o Mediterrâneo oriental tem sido criticada pelo governo russo por vários anos.
Recentemente, o presidente da Turquia, Recep Tayyup Erdogan, disse que seu ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, terá conversas em Moscou hoje e na Ucrânia na quinta-feira como parte dos esforços de Ancara para mediar o conflito sírio.