Mesmo nesse estado, os retornos reais das exchanges de criptomoedas continuam atraentes quando comparados aos mercados tradicionais.
Por causa do aumento da inflação nos Estados Unidos, a estratégia de cash and carry, que envolve a compra de um ativo subjacente no mercado aberto e a venda de contratos futuros para diminuir a diferença entre os dois preços, perdeu seu apelo.
O atual estado das negociações oferece um retorno real negativo – ou um retorno ajustado pela inflação – sobre o investimento. O valor é significativamente menor do que o nível de 10 % observado um ano antes.
De acordo com dados fornecidos pela ferramenta de previsão de criptomoedas Skew, os futuros de três meses são atualmente negociados com um prêmio anualizado de aproximadamente 3 % nas maiores bolsas do mundo, incluindo a regulada Chicago Mercantile Exchange (CME) e a exchange de criptomoedas. Binance, que é a maior exchange de criptomoedas do mundo em termos de volume de negócios e número de contratos abertos.
Isso significa que um trader que compra bitcoins no mercado aberto e depois vende contratos futuros ganhará um retorno anualizado de 3 % em termos nominais se o fizer. Como resultado, com o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos Estados Unidos em 7,9 %, isso corresponde, na realidade, a um retorno líquido do investimento de -4,9 % em termos monetários.
De acordo com Vetle Lunde, analista de pesquisa de mercado da Arcane Research, “os retornos são extremamente baixos no momento, tanto em termos de retornos ajustados à inflação quanto em termos de retornos nominais”. Ele continuou dizendo que os ganhos dos contratos eram “naturais” e que “seguiram os ganhos extraordinariamente poderosos e insustentáveis do ano anterior”.
“O mercado de cash and carry foi provavelmente uma fonte significativa de demanda no mercado mais amplo no ano passado, principalmente no primeiro semestre do ano, com o mercado atingindo uma base anualizada de 50% em abril”, disse Lunde.”
Em 2021, a arbitragem baseada no conceito de cash and carry foi extremamente popular entre instituições financeiras e traders sofisticados, e elevou os preços do mercado a níveis recordes.
Com futuros negociados a um prêmio de 25 % ou mais no CME e mercados offshore, e com inflação de 4 % em abril do ano anterior, várias instituições financeiras conseguiram gerar retornos de dois dígitos que superaram a inflação ao implementar a estratégia em questão.
Apesar do fato de que os preços futuros caíram no segundo trimestre, com exchanges como Binance e FTX cortando o spread, os traders de cash and carry ainda estão prevendo um retorno real de pelo menos 5 % entre o final de agosto e o início de Novembro. No entanto, um aumento na taxa de inflação vem ocorrendo desde então, resultando no surgimento de um mercado de baixo rendimento que vem espremendo os lucros imobiliários.
Um cenário semelhante ocorreu no mercado de contratos de investimento em stablecoin (EPCs). É porque as pessoas não estão prestando atenção ao que é importante que as fazendas de stablecoins estão se expandindo rapidamente. Segundo Zaheer Ebtikar, da Split Capital, “seus ganhos denominados em dólar PRECISAM estão sendo ajustados pela inflação”, na quinta-feira (17). “Lucro em seu dólar PRECISAM sendo ajustado pela inflação”, disse.
Apesar de o retorno real da arbitragem cash and carry ter se tornado negativo, ainda é maior do que o retorno livre de risco nos mercados tradicionais, que é ajustado pela inflação em primeiro lugar.
Segundo a Investopedia, o desempenho do Tesouro dos Estados Unidos da América nos últimos três meses tem sido citado com frequência como exemplo de retorno sem risco. Esse retorno era de 0,398 % no momento da publicação deste texto, para um retorno total de -7,5% com base na taxa de ajuste de risco livre de risco do IPC. Para o Tesouro de 10 anos, a alíquota real cai para -5,75 %, resultando em um desempenho inferior ao do cash and carry com cripto.
De acordo com Ebtikar, da Split Capital, a relativa atratividade do mercado de criptomoedas continuará atraindo dinheiro dos mercados financeiros tradicionais no futuro. “Mesmo que os retornos de stablecoins e cash and carry sejam negativos no mercado de criptomoedas, existem bilhões de dólares em ativos fora do mercado de criptomoedas que estão rendendo menos, e é por esse motivo que muitas pessoas continuarão investindo no mercado de criptomoedas”, disse Ebtikar em um bate-papo no Twitter.
“A taxa de financiamento implícita em uma transação envolvendo dólares futuros menos a taxa de inflação do dólar é a menor taxa de financiamento que já existiu, fundamentalmente”, afirmou.
De acordo com Jeff Anderson, CEO da Folkvang Trading, uma empresa especializada em negociação quantitativa e liquidação, ainda há interesse na arbitragem de cash and carry, também conhecida como base trading, mas a ênfase mudou para outros subconjuntos de criptomoedas, como não fungível tokens (NFT).
“Temos novos participantes todos os dias da semana que estão tentando arbitrar da maneira mais básica”, disse Anderson em um e-mail.” No entanto, o dinheiro que foi investido em moedas nos últimos seis meses não se concentrou ali. “Os fluxos de varejo foram direcionados para instituições não financeiras, enquanto o dinheiro institucional foi canalizado para capital de risco.”
Lunde, da Arcane Research, prevê que o dinheiro fluiria para transações de alta volatilidade ou criadores de mercado de criptomoedas, bem como indivíduos e organizações que fornecem liquidez ao mercado.
Lunde afirmou em um tópico no Twitter que “o que eu acredito que provavelmente atrairá TradFi [investidores tradicionais no mercado] neste momento é a disponibilidade de liquidez e criação de mercado, ou mesmo um baixo nível de volatilidade”.
“A descentralização dos cofres de opções (DOV, na língua inglesa) tem contribuído para a redução da volatilidade implícita (IV) no mercado de opções, e o uso de opções anticíclicas pode se tornar uma estratégia mais comum, compensando o impacto do DOV no IV.”
Um DOV é um produto de criptomoeda que oferece aos usuários a oportunidade de obter retornos mais altos automatizando estratégias de investimento no setor financeiro descentralizado (descentralização) (DeFi).
Os cofres de opções DeFi ficaram cada vez mais populares no quarto trimestre de 2021, contribuindo para um declínio constante na volatilidade implícita do Bitcoin e do Ethereum, que se manteve estável desde então (ETH). Isso resultou em uma diminuição nos lucros da venda de opções, porque a volatilidade implícita tem um impacto positivo no preço da opção.
Embora alguns pools e opções financeiras descentralizadas estejam oferecendo bons retornos, de acordo com Shiliang Tang, diretor de investimentos do fundo de hedge LedgerPrime, ainda há boas oportunidades em alguns pools e opções financeiras descentralizadas.
De acordo com Tang, em um bate-papo do Telegram, “os pools financeiros descentralizados mais simples oferecem um dividendo baixo, mas os pools mais complexos, como a plataforma de negociação de stablecoin Platypus (Avalanche (AVAX) ou a solução de dimensionamento Cosmos (ATOM), podem render dividendos na faixa de 20 %.”
As estratégias preferidas da equipe LedgerPrime para o primeiro semestre de 2021 incluíram arbitragem de cash and carry e negociação de opções de compra com preços de liquidação mais altos, entre outras coisas.