Como resultado, as companhias petrolíferas Lukoil e Rosneft viram os preços das suas ações subirem 12,42 % e 16,97 %, respetivamente, enquanto as ações da companhia aérea Aeroflot caíram 16,44 %.
Depois de um mês fechada, a Bolsa de Valores de Moscou reabriu na quinta-feira, 24 de abril, com alta volatilidade. As operações no MOEX estão suspensas desde o dia 25 de fevereiro, um dia depois que o exército russo invadiu a Ucrânia.
Inicialmente, o Índice MOEX Rússia (IMOEX) abriu em forte território positivo, subindo mais de 12 %, mas depois começou a cair e terminou com um ganho de 4,37 % em relação à abertura, atingindo 2.578,51 pontos.
A operação foi apenas parcialmente concluída, com apenas 33 ativos sendo negociados entre 9h50 e 14h00 (entre 3h50 e 8h00 em Brasília). O Banco Central da Rússia proibiu a venda de ativos não descobertos, bem como a venda de títulos por investidores estrangeiros.
Gazprom, Lukoil, Rosneft, Rusal, Sberbank e VTB Bank estão entre as corporações russas que disponibilizaram suas ações para negociação hoje, assim como outras grandes corporações.
Durante as gestações, as ações das petrolíferas Lukoil e Rosneft caíram 12,42 % e 16,97 %, respectivamente, enquanto as ações da companhia aérea Aeroflot caíram 16,44 % (durante as gestações, as ações caíram mais de 20 %).
Juntamente com as restrições à negociação de ações, o governo russo usará US$ 10 bilhões do fundo soberano do país para apoiar os mercados financeiros do país, segundo o Business Insider.
EUA chamam reabertura de ‘farsa’
O governo dos Estados Unidos se referiu à reabertura da Bolsa de Valores de Moscou como “uma farsa”. Daleep Singh, principal assessor econômico da Casa Branca, fez o anúncio em entrevista coletiva.
O vice-presidente do conselho de segurança nacional dos Estados Unidos para assuntos econômicos internacionais acusou o governo russo de “reforçar artificialmente as ações das empresas que estão sendo discutidas”.
“Este não é um mercado real e não é um modelo de negócios sustentável – serve apenas para destacar o isolamento da Rússia do sistema financeiro global”, disse o assessor econômico da Casa Branca.
Em conclusão, Singh afirmou que “os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros continuarão a tomar medidas para isolar a Rússia da ordem econômica internacional enquanto continua sua guerra cruel contra a Ucrânia”.
Bolsa despenca com a guerra
Apesar do aumento significativo nas negociações desta semana, o Índice MOEX Rússia permanece em uma faixa muito abaixo dos 4.287,52 pontos alcançados em 21 de outubro de 2021.
O índice atingiu 2.058,12 pontos em 24 de fevereiro, dia da invasão da Ucrânia, representando uma queda de 52 % em relação ao mês anterior, embora desde então tenha subido mais de 25 %.
Até o anúncio de hoje, o índice MOEX havia perdido quase 35% de seu valor no ano, enquanto o índice em dólares havia perdido aproximadamente 42% de seu valor no ano.