Devido ao atual ambiente de altas taxas de juros, a Direcional (DIRR3) considera concentrar seus esforços nos produtos mais populares

Devido ao atual ambiente de altas taxas de juros, a Direcional (DIRR3) considera concentrar seus esforços nos produtos mais populares

A Direcional (DIRR3) alerta que deve-se ter cautela no grupo de renda média em função do aumento das taxas de juros e da queda antecipada do crédito imobiliário.

Por conta do aumento das taxas de juros e da antecipação da queda do crédito imobiliário, a construtora Direcional (DIRR3) tem observado um maior nível de cautela entre seus clientes da classe média.

Em teleconferência com analistas, Ricardo Gontijo, CEO da Direcional, afirmou que a empresa “tornou-se mais cautelosa na área de SBPE” em função do “aumento da tributação”.

SBPE refere-se ao segmento do mercado imobiliário que é atendido por linhas de financiamento para imóveis residenciais e comerciais cedidas por instituições financeiras públicas e privadas. A Riva, subsidiária da Direcional, atende pessoas de renda média a alta, o que corresponde à demografia atendida pelo SBPE.

Os anúncios foram feitos em função da divulgação do relatório financeiro do quarto trimestre da Direcional (DIRR3), que revelou um aumento de 25,6% na receita em relação ao mesmo período do ano passado.

Após negociações bem-sucedidas em períodos de alto volume, as ações da Direcional (DIRR3) caíram 1,35 % às 15h15.

Direcional no Programa Casa Verde e Amarela

O executivo afirmou que a categoria de produtores populares, que é atendida pela marca Direcional e tem forte presença no programa Casa Verde e Amarela, tem “mais resiliência” na demanda no momento e deve ser o foco principal.

Com isso, os lançamentos da mineradora Direcional atingiram um total de R$ 3,1 bilhões em VGV (valor geral de vendas) em 2021. A contribuição da Riva, que está em operação há menos de dois anos, foi responsável por mais de 40 % dos lançamentos do ano, com valor total de R$ 1,3 bilhão.

Os custos devem aumentar nos próximos meses

Adicionalmente, durante a apresentação do balanço financeiro do 4T21, Ricardo Gontijo referiu que o último trimestre do ano anterior “teve um aumento de custos”.

“Com esse cenário de custo de vida acima do normal à nossa frente, teremos que lidar com isso pelo resto do ano.” O primeiro, segundo e terceiro trimestres do ano de 2021 registraram os aumentos mais significativos nos custos. O quarto foi muito mais tranquilo. No entanto, essa reversão não é a tendência atual, segundo ele.

O executivo continua projetando pressões inflacionárias no orçamento. “Em relação ao conflito (ucraniano) e ao aumento do preço da gasolina, acredito que o público verá um aumento do preço da gasolina nos próximos meses, o que teremos que monitorar.”

Em sua previsão financeira para 2021, a empresa afirmou que estava comprometida em manter o controle rigoroso sobre os custos dos projetos durante o processo de monitoramento dos orçamentos e alocações dos projetos.

Com a implementação de reuniões mensais de revisão orçamentária, identificamos e ajustamos as alocações orçamentárias do projeto conforme necessário, o que nos permite concluir o projeto dentro do prazo e do orçamento. “Confrontando com a implementação de reuniões mensais de revisão orçamentária, identificamos e ajustamos as alocações orçamentárias do projeto conforme necessário, permitindo-nos concluir o projeto dentro do prazo e do orçamento.” Além disso, “a partir da fase de análise de viabilidade de produtos, nossos orçamentos incorporam uma taxa de inflação antecipada para tentar minimizar as consequências de mudanças na dinâmica macroeconômica”, explicou o ministro. “Nossos orçamentos também incorporam uma taxa de inflação antecipada para tentar minimizar as consequências das mudanças na dinâmica macroeconômica.”

Equívocos do mercado

O CEO da Direcional manifestou seu descontentamento com as “análises (realizadas por analistas de mercado) ao longo dos últimos dias do lançamento e venda de médio preço de nossa empresa” durante a abertura da teleconferência. A afirmação, segundo ele, “é completa e total ambiguidade”.

Ele explicou que “na Direcional, temos um mix de produtos que pode variar dos grupos 1, 2 e 3 do programa Casa Verde e Amarela; além disso, temos a operação da Riva”. Acrescentou.

E continuou: “Aqui no escritório, ajustamos nossos produtos e datas de lançamento de acordo com os segmentos de mercado em que vemos oportunidades, atratividades e retornos”. Como resultado, quando os dados trimestrais são analisados, é possível encontrar diferenças nos preços médios de venda tanto para lançamentos de novos produtos quanto para vendas de produtos existentes, dependendo do mix de produtos lançados e vendidos.”

Além disso, segundo o CEO da Direcional, é “importante deixar claro que as margens brutas em todos esses segmentos são muito semelhantes, com exceção da Riva, onde a necessidade de capital é significativamente maior do que a necessidade de capital nos programas Casa Verde e Amarela.”

“Não é o preço médio de venda a cada trimestre que vai determinar a margem bruta esperada”, esclareceu.