O projeto vem realizando uma série de avaliações como parte da preparação para a “fusão”.
O décimo shadow fork do Ethereum (ETH) foi concluído com sucesso na terça-feira (26), cerca de 25 horas antes do previsto.
Para se preparar para a “Fusão”, uma atualização que mudará o mecanismo de prova de trabalho (PoW) do projeto de seu estado atual para um mecanismo de prova de trabalho (PoS), essa tarefa deve ser concluída. A Ethereum vem conduzindo uma série de “forks de teste”, também conhecidos como proof-of-stake ou PoS. Esses forks copiam dados da mainnet (rede principal) para a testnet (rede de testes).
A bifurcação da shadow fork foi feita ontem por volta das 14h45 (horário de Brasília). Com a implementação dessa divisão, o projeto se aproxima um passo da atualização de sua blockchain primária, que está programada para ocorrer em setembro. Em 10 de agosto, o terceiro e último testnet, que atende pelo nome de Goerli, está programado para começar.
De acordo com o engenheiro de desenvolvimento do Ethereum, Parithosh Jayanthi, falou que essa shadow fork testará versões que são um pouco equivalentes àquelas que serão utilizadas na atualização do Goerli.
Jayanthi afirmou que houve uma mudança notável no hashrate (poder de computação) da rede, e que essa mudança pode ter acelerado o processo. Isso foi em resposta à pergunta de por que o teste foi realizado antes do previsto.
O atual shadow fork da mainnet não será o final, e o Ethereum continuará a executá-los até a fusão. Não houve relatos de falhas graves.